Quickribbon

MOVIMENTOS RECUPERADOS

                     

Sofrer um acidente que leva à perda dos movimentos das mãos pode inviabilizar a realização de tarefas corriqueiras, como manusear pequenos objetos ou executar tarefas domésticas simples.
Mas uma tecnologia criada na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) promete devolver parte da autonomia às vítimas desse tipo de acidente. Um grupo de pesquisadores criou um equipamento que permite ao usuário recuperar o movimento de abrir e fechar as mãos.
Os movimentos dos tendões artificiais são controlados por músculos ativos do usuário
A órtese de mão – nome técnico do equipamento – é similar a uma luva e possui dispositivos eletrônicos que agem como os tendões dos dedos e do antebraço.
Os movimentos desses tendões artificiais são determinados por sinais emitidos por algum par de músculos ativos do usuário, como os dos ombros, por exemplo, onde são colocados eletrodos que captam esses estímulos. Assim, quando o paciente contrai esses músculos, os tendões da luva se fecham; quando eles são relaxados, a mão pode se abrir.
Os sinais emitidos pelos músculos são captados por sensor ligado a um pequeno motor que aciona os tendões da luva. O aparelho funciona à base de uma bateria recarregável. A órtese traz também, em sua parte posterior, uma mola conectada a esses tendões, que permite a abertura completa dos dedos e assegura maior vida útil do equipamento.

FONTE: CIENCIA HOJE

Nenhum comentário: